História

Oliver Cromwell, quem foi? Vida, batalhas e protetorado britânico

Oliver Cromwell pertenceu a família de pequenos proprietários rurais da Inglaterra e foi lider da guerra civil inglesa contra a coroa.

Continue lendo após a publicidade

Oliver Cromwell foi um membro da família de pequenos proprietários rurais da Inglaterra, nasceu em Huntington, leste da Inglaterra em 25 de abril de 1599. Basicamente, a sua família era abastada e influente.

Era parente, por via paterna, de Thomas Cromwell, homem de confiança e primeiro-ministro do Rei Henrique VIII. Contudo,  Oliver Cromwell foi enviado para o colégio de Sidney Sussex da Universidade de Cambridge, abandonando os estudos no ano seguinte.

Em sua maturidade, ele vivia com uma renda modesta como membro da nobreza rural, pois as fortunas da família já haviam sido dissipadas.

Vida civil e política de Oliver Cromwell

Cromwell tornou-se um puritano fervoroso aos 30 anos após passar por uma conversão religiosa tornando-se um puritano independente. Neste sentido, Cromwell era um homem intensamente religioso autodenominado Moisés puritano acreditando que Deus era seu guia em suas vitórias.

Continue lendo após a publicidade
Oliver Cromwell, quem foi? Vida, batalhas e o protetorado
Esquerda Marxista

No entanto, foi eleito membro do parlamento pelo círculo eleitoral de Huntington em 1628 e por Cambridge no pequeno e longo parlamento.

Participou da guerra civil inglesa chamado de old ironsides e foi promovido de líder da cavalaria para um dos comandantes principais do New Model Army (novo exército Modelo), onde contribuiu para a derrota das forças realista. 

Casou-se com Elizabeth Bourchier, filha de um comerciante em Londres, em 1620. Por meio desse casamento ele estabeleceu conexões com uma comunidade mercantil de Londres e com os principais puritanos de Essex, Cromwell gerou nove filhos.

Em 1931, passou por momentos difíceis e foi obrigado a mudar para bairros menores em St, Ives, onde trabalhou como lavrador por vários anos. Assim, com intenso trabalho, ele adquiriu status de pequeno cavaleiro do interior.

Continue lendo após a publicidade

Guerra civil

No parlamento longo, Oliver Cromwell serviu a 18 comitês importantes, quando em agosto de 1642 aconteceu a guerra civil.

Oliver Cromwell, quem foi? Vida, batalhas e o protetorado
Estado de Minas

Assim, ele voltou para Cambridge para recrutar uma tropa de cavalaria. Tornou-se coronel e, posteriormente, foi oficial sênior do exército em East Anglia, criado pelo parlamento em 1643.

Oliver Cromwell foi nomeado tenente-general da cavalaria e segundo em comando. Contudo, no início de 1644, ele foi nomeado para o comitê dos dois reinos (Inglaterra e Escócia), que era o principal órgão executivo da ofensiva anti-realeza.

Assim, liderados por Oliver Cromwell, os dois exércitos do parlamento inglês e dos estados escoceses sitiaram Iorque.

Continue lendo após a publicidade

Guerra de Marston Moor

Porém, o exército principal do rei, sob o comando do príncipe Rupert, levantou o cerco. Este evento foi a maior batalha da guerra civil, Marston Moor, (2 de julho de 1664). 

Oliver Cromwell comandou a ala esquerda de 28.000 homens. Contudo, neste episódio, Cromwell abateu mais de quatro mil homens do exército real, escrevendo posteriormente a seguinte frase: “Deus os fez como restolho (barba por fazer) para a nossa espada”.

Oliver Cromwell, quem foi? Vida, batalhas e o protetorado
Pinterest

Contudo, entre as forças que lutavam contra a coroa, havia algumas divergências de grupos radicais e mais  moderados. Neste sentido, os generais aristocráticos estavam relutantes em seguir essa vitória impressionante de Oliver Cromwell.

A resolução de Abnegação

A saída para esse impasse foi a resolução de abnegação (9 de dezembro de 1644).  Contudo, essa resolução obrigava os membros de ambas as casas a renunciarem a suas comissões abrindo caminho para novos comandantes.

Continue lendo após a publicidade

Assim, a câmara dos comuns começou a construir um novo exército sob um comando centralizado e com sólidos financiamentos. Porém, o cargo de comandante estava ainda vago.

No entanto, por insistência do comandante-chefe, Sir Thomas Fairfax, Cromwell foi designado para preencher esse cargo.

Oliver Cromwell e a Batalha de naseby

A partir dessa nomeação, ele lutou na batalha de Naseby em 13 de junho de 1545, e decidiu a guerra civil no dia seguinte.

Oliver Cromwell dispersou a cavalaria monarquista e se reagrupou para ajudar Fairfax na infantaria monarquista em um grande ataque coordenado.

Continue lendo após a publicidade

Portanto, durante os próximos doze meses, Cromwell empreendeu uma operação de limpeza que culminou com a rendição do quartel-general monarquista em Oxford.

Após duas fugas do rei para a Escócia apoiado pelos presbiterianos, Cromwell capturou o rei e venceu as tropas na Escócia que o protegiam em 1648.

Porém, expulsou mais de cem presbiterianos do parlamento após o cerco dessa instituição no mesmo ano de 1648.  A abdicação do rei se tornou inviável, portanto, ele aceitou a necessidade cruel do regicídio. Assim, em 30 de janeiro de 1649, o rei Carlos I foi decapitado.

O protetorado de Oliver Cromwell

Basicamente, no início do seu governo, Oliver Cromwell dissolveu o parlamento em 1653 e convocou outro formado por puritanos.

Continue lendo após a publicidade

Portanto, estabeleceu uma ditadura fundada nos estados unificados com o título de lord protetor dos estados unificados. Este estado era composto pela Inglaterra, Escócia e Irlanda, denominado de Commonwealth.

Mundo Educação

Cromwell governou com certa tolerância religiosa, readmitiu os judeus em Londres e não interferiu nas práticas da igreja católica. Quanto a sua política externa, se definia na hostilidade à Espanha.

Em 1657, ele recebe poderes para nomear seu sucessor, recusou-se a aceitar o título de rei. Porém, ele nomeou seu filho mais velho, Richard, como seu sucessor apenas a uma hora de sua morte.

Oliver Cromwell morreu de malária complicada por uma pneumonia em 3 de dezembro de 1658.

Continue lendo após a publicidade

Governo derradeiro de Richard Cromwell

Seu filho carecia de personalidade e carisma e não tinha nenhuma experiência militar. Assim, acabou sendo derrubado por problemas herdados de seu pai.

Portanto,  ele se viu frustrado pelo radicalismo dos parlamentares e, em abril de 1659, a realeza retomou o governo da Inglaterra com Carlos II e Richard viveu no exílio de 1660 a 1680.

Então, gostou da matéria? Se gostou, leia também, Revolução Inglesa, o que foi? Definição, fases e características sociais

Fontes: Mundo Educação, Ebiografia, Brasil Escola, Info Escola

Continue lendo após a publicidade

Imagens: Esquerda Marxista, Causa Operária, Estado de Minas, Pinterest, Mundo Educação

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments