Biologia

Animais ovíparos: O que são, quais são e principais características

Animais ovíparos são aqueles que produzem ovos. A reprodução pode ocorrer interna ou externa e o depósito dos ovos é na água ou na terra.

Continue lendo após a publicidade

A natureza é repleta de animais de diferentes tipos e espécies. Logo, aqueles que se desenvolvem dentro de um ovo são classificados como ovíparos. Dessa forma, são animais que possuem o processo de desenvolvimento fora do corpo da mãe, na água ou na terra. Assim, o ovo consta apenas com o feto fecundado.

O embrião se alimenta de nutrientes (vitelo) presentes dentro dos ovos até que o momento da eclosão chegue. Assim, a fecundação desses animais pode ocorrer de forma externa ou interna. Ou seja, na fecundação interna o macho deposita os espermatozoides no corpo da fêmea.

Por outro lado, na fecundação externa, o macho libera os espermatozoides em cima dos ovos já depositados pela fêmea. Assim, podemos citar como exemplo de animais ovíparos alguns peixes condrictes, aves, répteis e animais invertebrados.

Exemplos de animais ovíparos

Ovíparos: O que são, exemplos, classificação e principais características
Fontes: Defensores da Natureza

Os principais tipos de animais ovíparos são classificados como anfíbios, aracnídeos, aves, insetos, mamíferos, moluscos, peixes e répteis. Nesse sentidos, podemos citar:

Continue lendo após a publicidade
  • anfíbios – rã e sapo
  • aracnídeos – aranhas
  • aves – todas as aves, como galinhas, canário, pavão, pinguim
  • insetos – formiga, barata, gafanhoto
  • mamíferos – ornitorrinco, equidna (são animais também classificados como mamíferos porque as fêmeas possuem glândulas mamárias. Porém, seus filhotes nascem de ovos, sendo classificados como ovíparos).
  • moluscos – caracol, lesma, polvo
  • peixes – beta, tilápia, caracu
  • répteis – cobra, tartaruga marinha, jacaré, crocodilo

Características de alguns animais ovíparos

Répteis ovíparos

Serpente

Fonte: Info Escola

Serpentes são animais sem patas que possuem corpo cilíndrico, escamado e que rasteja. Assim, são exemplos de animais que produzem ovos e que o filhote eclode ao final do desenvolvimento.

Cobra

Ovíparos: O que são, exemplos, classificação e principais características
Fonte: Defensores da Natureza

As cobras são um dos tipos de serpente. Sendo assim, todas as cobras são serpentes. Em contrapartida, nem toda serpente é uma cobra. Logo, as cobras também são classificadas como ovíparas.

Crocodilo

Ovíparos: O que são, exemplos, classificação e principais características
Fonte: Paixão por biologia

A fêmea de crocodilo consegue botar até 30 avos. Além disso, em seguida, para a proteção do ninho, a fêmea o constrói com pedaços de plantas e o protege com folhas e areia.

Peixes

Fonte: Super Passarela

Só para ilustrar, são exemplos os peixes beta, tilápia, caracu.

Continue lendo após a publicidade

Insetos ovíparos

Formiga

Ovíparos: O que são, exemplos, classificação e principais características
Fonte: Mundo Ecologia

As formigas rainhas são capazes de botar entre um e vários milhares de ovos em pouquíssimo tempo. Assim, são animais que ocupam a posição de operários ou soldados.

Aranha

Ovíparos: O que são, exemplos, classificação e principais características
Fonte: Isto É

As aranhas possuem o corpo ideal para o desenvolvimento de ovos. Assim, possuem o abdômen em forma ovoide e pode se dilatar.

Mamíferos

Ornitorrinco

Fonte: Estudo Kids

São, também, classificados como mamíferos, pois, as fêmeas possuem glândulas mamárias. Todavia, os filhotes de ornitorrinco nascem de ovos, então, são classificados como animais ovíparos.

Anfíbios ovíparos

Fonte: Biodiversidade terrestre

Em resumo, no caso dos anfíbios, citaremos as rãs, a reprodução é externa. Sendo assim, os machos depositam o espermatozoide sobre os ovos dentro da água. Como resultado disso, os ovos dão origem aos girinos que se transformam em rãs na fase adulta.

Continue lendo após a publicidade

Moluscos

Polvo

Ovíparos: O que são, exemplos, classificação e principais características
Fonte: Notícias ao minuto

São animais que depositam milhares de ovos e em diferentes lugares. Assim, a mãe cuida dos ovos até o fim do processo e, por não se alimentar, morre logo após os ovos eclodirem.

Caracol

Fonte: Wikimedia

Em suma, após o acasalamento, as fêmeas botam os ovos. Como resultado disso, os ovos possuem casca calcária e são pequenos. Logo, após alguns dias, pequenos caracóis nascem.

Curiosidades sobre os ovíparos

  • Visto que os ovos ficam expostos, essa forma de reprodução possui menores chances de sobrevivência, pois está sujeita ao ataque de predadores;
  • Contudo, no caso das baratas, é notável uma estratégia de reprodução eficiente, ao passo que as mesmas depositam ovos em uma bolsa cuja camada de proteção é espessa, chamada de ooteca;
  • Ademais, curiosamente, fatores como estresse, desidratação, desnutrição, obesidade e até mesmo locais de nidificação inadequados podem afetar a saúde dos ovos;
  • Por fim, distócia é o nome dado às dificuldades associadas ao parto e, nos répteis, refere-se à incapacidade da fêmea concluir ou reverter o processo reprodutivo.

E então, gosta de biologia? Pois bem, corre e confere essa outra matéria sobre os Mamíferos – Classificação, principais características e curiosidades, além dos 23 animais estranhos que existem por aí e você nunca viu.

Fontes: Toda Matéria, Escola Educação, Mundo Educação

Continue lendo após a publicidade

Bibliografia:

  • OLIVEIRA, Darcicléia. ANIMAIS OVÍPAROS. 2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/animais-oviparos
  • SERAFIM, Ana Margarida Braz Ramos. DISTÓCIA EM RÉPTEIS OVÍPAROS. 69 f. Dissertação (Doutorado) – Curso de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2019. Disponível em: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/9675
  • FERREIRA, Joana Luís. ESTASE REPRODUTIVA EM RÉPTEIS OVÍPAROS. 2013. 43 f. Universidade do Porto, 2013. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/66314/2/30805.pdf

Fonte imagem destaque: National Geographic

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments