Astronomia

Por que a lua não cai? Teoria de Isaac Newton explica

Por que a lua não cai? A velocidade dela no Universo é um dos fatores que a impossibilita de se chocar contra o planeta Terra.

Continue lendo após a publicidade

A lua é atraída para o campo gravitacional da Terra, que por sua vez atrai qualquer tipo de massa para o centro dela. Então, por que a lua não cai no Planeta? Essa é a pergunta que você já deve ter feito a si mesmo enquanto olhava pro céu ou alguém deve ter te questionado, mas não soube responder.

Por ser enorme e possuir uma grande quantidade de massa ela deveria cair mesmo. No entanto, a velocidade de translação dela de 3700 quilômetros por hora faz com que ela fique em uma queda infinita, mas sem se chocar com terra por conta da gravidade. É como se a lua sempre caísse na horizontal. Por conta disso, ela da sequências de volta ao redor da Terra.

Sendo assim, o corpo massivo da Lua não pode cair sobre o Planeta porque mantém a alta velocidade infinitamente. Isaac Newton explica através da Lei Gravitacional que quando isso acontece qualquer objeto lançado com muita rapidez pode entrar em órbita.

Teoria de Newton sobre o Por que a “Lua não Cai na Terra?”

Porque a lua não cai? Teoria de Isaac Newton e características
YouTube

Segundo Isaac Newton, com o lançamento de qualquer objeto em órbita em grande velocidade vai se fazer um movimento curvo.

Continue lendo após a publicidade

O motivo disso é porque a Terra é redonda, ou seja, o artefato lançado irá acompanhar a curvatura do planeta. E curiosamente voltará para o mesmo lugar de onde houve, inicialmente, o lançamento. E esse é um dos motivos do porque a lua não cai.

Satélite em órbita

Porque a lua não cai? Teoria de Isaac Newton e características
Notícias ao Minuto

A lua é o satélite natural da Terra. Seguindo essa ideia, um dos objetos lançados em órbita foi satélites artificiais. E eles não caem na terra pelo mesmo motivo que a lua na cai. Com o auxílio de foguetes, a máquina é empurrada a uma grande velocidade que permite girar em torno do planeta.

Fontes: O Sollo, Brasil Escola

Imagens: Notícias ao Minuto, Pinterest, YouTube

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments