Principal » Biologia » Saliva: 8 funções e propriedades importantes da saliva

Saliva: 8 funções e propriedades importantes da saliva

A saliva é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, já que ela tem várias funções como, por exemplo, a proteção dos dentes.

Saliva: 8 funções e propriedades importantes da saliva

Antes de falarmos sobre a saliva, quero te propor uma coisa: pense em um alimento bem gostoso, pode ser uma pizza, um hambúrguer, um pastel, uma fruta, algo que você goste muito.

Ficou com a boca cheia d’água? Pois é, muitas vezes só reparamos na saliva quando ficamos com água na boca por um alimento gostoso. Mas o fato é que a saliva é muito importante em várias etapas no universo bucal.

Inclusive, o efeito de água na boca ocorre pois o nosso sistema nervoso estimula a sua produção quando sentimos (ou pensamos) o cheiro ou o sabor de algum alimento.

Propriedades da saliva

A saliva deve ter um aspecto um líquido claro, viscoso e alcalino. Ela é produzida por três pares de glândulas salivares:

  1. Parótidas;
  2. Submandibulares;
  3. Sublinguais.

Na sua composição temos:

  1. Água (99,5)
  2. Ar (ajuda no aspecto espumoso)
  3. Ptialina
  4. Nitrogênio
  5. Enxofre
  6. Potássio
  7. Sódio
  8. Cloro
  9. Cálcio
  10. Magnésio
  11. Ácido úrico
  12. Ácido cítrico.

Além disso, ela também conta com proteínas enzimáticas, estruturais e imunológicas.

Uma curiosidade é que um adulto produz de 1 a 2 litros de saliva por dia. Muita coisa, não é mesmo? Pois é, essa é a quantidade média que o organismo precisa para que as suas funções sejam executadas de forma correta.

Para você ter uma ideia da importância da produção da saliva, existe uma doença chamada xerostomia, também conhecida como hipossalivação.

Em síntese, essa doença causa baixa produção de saliva o que faz com que seja mais fácil de desenvolver outros problemas como o mal hálito, por exemplo.

Enfim, essa doença pode ser causada pela ingestão de certos medicamentos, idade avançada, câncer na região da cabeça e pescoço, diabetes e etc.

Quais são as funções da saliva?

As 8 principais funções da saliva são:

1- Lubrificação

A função principal da saliva é a manutenção da cavidade bucal lubrificada.

Sendo que a mucina é responsável por garantir a sua textura viscosa. Ou seja, é a mucina que faz com que a saliva grude na língua, na gengiva, nos dentes e etc.

2- Limpeza natural

Outra função da saliva é ajudar na limpeza da boca. Isso porque ela ajuda na remoção do excesso de bactérias e outros micro-organismos.

Sendo assim, ela ajuda a evitar a formação de cáries. Contudo, vale destacar que essa limpeza natural que a saliva faz não substitui a escovação e o fio dental.

3- Refeições

A saliva é muito importante nas refeições. Enquanto os dentes ficam responsáveis por triturar a comida em pedaços bem pequenos, a saliva ajuda a criar uma espécie de bolo pastoso.

Isso é essencial na deglutição já que o alimento escorrega de forma mais fácil pela garganta e esôfago. Inclusive, é por causa dessa função que quando estamos comendo, produzimos ainda mais saliva.

4- Digestão

Como você já sabe, a saliva funciona como uma gosma que une os alimentos que você mastiga.

Porém, ela faz mais do que isso: ela ajuda a digerir o amido na boca. Isso porque, na saliva, está presente a ptialina que contribui com a digestão do amido.

5- A saliva ajuda na proteção

Na saliva está presente a imunoglobina, um anticorpo que ataca vírus e bactérias nocivos.

Apesar de ajudar na proteção, a imunoglobina não consegue combater agentes causadores de doenças transmitidas por beijos ou espirros.

É por isso que mesmo com este anticorpo, ainda podemos pegar o vírus da gripe, por exemplo.

6- Degustação

No processo de degustação, a saliva ajuda a proteger o organismo, ao identificar possíveis substâncias nocivas e impedir que elas sejam digeridas.

Além disso, ela dissolve os elementos dos alimentos e as papilas gustativas sentem o sabor de cada item e informam ao cérebro o gosto real.

7- Reparação dos tecidos

Você já machucou seu tecido bucal? Por exemplo, você já mordeu a língua ou a parte interna da bochecha? Quando isso ocorreu, você notou que o sangramento parou bem mais rápido do que os cortes nas partes externas do corpo?

Pois é, a saliva é a responsável por essa cicatrização rápida. Em resumo, quando a saliva se mistura com o sangue, o tempo de coagulação acelera e a reparação dos tecidos ocorre rapidamente.

8- Proteção do dentes

Por fim, a saliva ajuda também a  garantir a integridade dos dentes. Isso porque ela diminui a permeabilidade e aumenta a resistência do esmalte, que é a camada mais dura e superficial dos nossos dentes.

Desse modo, a alta concentração de íons de cálcio, fosfato e outras enzimas, proteínas e carbonatos, ajuda a proteger o esmalte.

Sendo que o carbonato possibilita que a saliva neutralize a ação de ácidos produzidos por bactérias naturais da boca.

Nesse sentido, se uma pessoa produz uma quantidade pequena de saliva, essas bactérias acabam se desenvolvendo com maior rapidez e liberam ácidos que atacam o esmalte dos dentes, causando a formação de cáries e outros problemas bucais.

Enfim, se você gostou de aprender as propriedades da saliva (via Brasil escola) e quais são as suas funções (via Abril e Sorridentes), certamente você também vai gostar de descobrir quais são as funções dos nossos lábios.

Além disso, você pode aprender como funciona o nosso paladar. Por fim, você pode aprender ainda como usar o flash do celular para saber como está a limpeza da sua boca.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.