Sistema Solar – Origem, composição, principais astros e características

O Sistema Solar é composto por 8 planetas, além de cometas, asteroides e todos os demais corpos celestes que estão sob a gravidade do Sol.

Planetas, cometas, asteroides, meteoros e todos os demais corpos celestes formam o que chamamos de Sistema Solar. Para que um sistema com todos os corpos seja formado é necessário que haja uma estrela que possua um grande número de massa, neste caso, o Sol.

Então, os corpos celestes gravitam a órbita de um Sol por conta da massa que este corpo possui. O Sol do nosso Sistema Solar é responsável por 99,8% da massa existente na Via-Láctea, galáxia da qual o Sol e todos os corpos celestes fazem parte.

Todos os cometas, planetas, asteroides e demais corpos celestes possuem força gravitacional própria e, por conta disso, orbitam em espaços próprios. Dentre os corpos mais importantes do Sistema Solar podemos destacar os 8 planetas, dispostos de acordo com a distância entre o Sol.

Origem do Sistema Solar

A origem certa do Sistema Solar ainda é questionada entre os astrônomos. Apesar das dúvidas sobre quando exatamente o Sistema se formou, cientistas acreditam que a origem tenha sido há 4,7 bilhões de anos, sendo a teoria da nebulosa solar a mais aceita.

Sistema Solar - Origem, composição, principais astros e características
National Geographic

A princípio, a teoria em questão foi formulada por René Descartes, ainda em 1644. Mais tarde, em 1775, a mesma teoria foi reformulada por Immanuel Kant e, em 1796, Pierre-Simon de Laplace reformulou novamente a teoria.

A partir dos estudos de Laplace, o Sistema Solar teria se formar por meio de uma grande nuvem de gás que orbitava ao redor de si mesma. Por conta da massa e do peso que possuía, essa nuvem teria se achatado e se transformado em um disco, devido a força gravitacional.

Após a nebulosa se achatar, um processo de aglomeração de materiais sólidos teve início no interior do corpo celeste. Esses materiais, por conta da massa existente em cada um, começaram a ter colisões entre si. Então, acredita-se que os planetas tenham se formado a partir destas colisões.

Além disso, vale lembrar que o Sol é uma estrela. No Sistema Solar, o Sol é responsável por possuir 99,8% de todo o sistema e, de acordo com a Lei da Gravitação proposta por Newton, massa atrai massa. Por conta disso, os demais corpos celestes gravitam em sua órbita.

Planetas do Sistema Solar

O Sistema Solar é composto por diversos corpos celestes, como cometas, asteroides e, os principais, os planetas. Ao todo, 8 planetas formam o nosso sistema, dispostos na galáxia denominada Via-Láctea. Em todo o Universo, existem diversas outras galáxias.

Sistema Solar - Origem, composição, principais astros e características
Planetário de Vitória

A princípio, o Sistema Solar era composto por 9 planetas. Porém, em 2006, Plutão foi rebaixado para planeta anão por conta das especificações apresentadas pela União Astronômica Internacional (UAI).

De acordo com o órgão, só pode ser considerado um planeta o corpo celeste que possui massa suficiente capaz de se arredondar pela própria gravidade, tem que orbitar o Sol e, por fim, precisa ter o espaço ao redor livre de outros corpos celestes.

A discussão sobre a questão de Plutão teve início ainda em 1990, quando os astrônomos já estavam em debate sobre qual seria o destino do corpo celeste. Por fim, após estabelecer novos conceitos do que exatamente seria um planeta, a UAI rebaixou Plutão a planeta anão.

Sendo assim, para que um corpo celeste seja considerado como planeta, é necessário que:

  • O corpo orbite ao redor de uma estrela, ou seja, o Sol;
  • Tenha o espaço orbital livre de outros corpos celestes;
  • Possua gravidade própria.

Além disso, os planetas do Sistema Solar são classificados como terrestres ou gasosos. Um planeta terrestre é aquele que apresenta superfície composto por rochas e a atmosfera é gasosa. Ou seja, são os planetas que se encontram próximos do Sol, como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Já os planetas gasosos possuem como principal característica a composição formada por gases, como hidrogênio, amônia e hélio. Sendo assim, a atmosfera destes planetas é mais densa e as temperaturas são baixas, por conta do distanciamento do Sol. Essas características se encaixam em Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Características dos planetas do Sistema Solar

Após Plutão ser rebaixado a planeta anão, o Sistema Solar passou a ter 8 planetas. Cada planeta possui características específicas, que dependem da atmosfera, da superfície, temperatura e a própria composição.

Apesar de vários estudos astronômicos em outros planetas, ainda não foram encontradas evidências concretas que certifiquem o indício de vida além da Terra. Entretanto, cientistas já vestígios de água em Marte, por exemplo.

Os planetas que fazem parte do Sistema Solar são:

Mercúrio

Sistema Solar - Origem, composição, principais astros e características
Revista Galileu

Mercúrio é o mais próximo e menor dentre os planetas do Sistema Solar. Por conta da proximidade com o Sol, as temperaturas são extremamente altas e sofrem variação ao longo do dia. Enquanto é dia, as temperaturas atingem 450º e, durante a noite, -180º.

O menor planeta do sistema solar é composto, em sua maioria, por oxigênio, hélio, hidrogênio e potássio. Por conta da composição gasosa, Mercúrio não consegue manter outros corpos celestes longe de órbita, como os meteoros, e a colisão acaba criando crateras em sua superfície.

Por fim, o tempo gasto no movimento de translação é de 88 dias terrestres , ou seja, a volta mais rápida feita por um planeta. Entretanto, um dia solar em Mercúrio equivale a 2 anos, ou 176 dias terrestres.

Vênus

Sistema Solar - Origem, composição, principais astros e características
Superinteressante

Por conta dos vulcões e montanhas presentes no planeta, Vênus já foi comparado à Terra. Entretanto, ambos os planetas possuem características muito distintas. Apesar de estar mais distante do Sol, Vênus apresenta temperaturas mais elevadas do que em Mercúrio, atingindo 460º.

Além disso, o planeta possui um brilho extraordinário, atrás apenas do Sol e da Lua. Por conta disso, o corpo celeste também é conhecido como Estrela Matutina, Estrela Vespertina e Estrela d’Alva, já que é possível avistar o planeta durante a manhã ou ao entardecer.

Uma característica interessante é que a distância que existe entre a Terra e Vênus é a menor dentre os demais planetas do Sistema Solar. O ano em Vênus tem duração de 224 dias e o planeta demora 243 dias para dar uma volta no próprio eixo.

Terra

Sistema Solar - Origem, composição, principais astros e características
Jornal de Brasília

A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, a partir da distância do Sol. Apresenta grande quantidade de água e, por isso, também é conhecido como Planeta Azul ou Planeta Água.

A formação é composta, em grande maioria, por oxigênio que, junto com a água, possibilita a existência de vida no planeta. Devido às características presente na Terra, até o momento, é o único corpo celeste em que há vida dentre os demais planetas.

A Lua é o satélite natural da Terra e, de certa forma, possui grande influência sobre a vida no planeta, influenciando questões sobre os marés, por exemplo. Por fim, o dia na Terra tem duração de 24 horas e o movimento de translação dura 365 dias e 366 em anos bissextos.

Marte

Sistema Solar - Origem, composição, principais astros e características
Exame

Marte é conhecido como Planeta Vermelho, por conta da composição formada por óxidos de ferro. Dentre os planetas do Sistema Solar, é o segundo menor e, assim como Vênus, também possui semelhanças com o Planeta Terra.

Ou seja, é possível encontrar em Marte montanhas, vales e um sistema diversificado de tempestades, que variam durante o ano marciano. Devido às características semelhantes às da Terra, o planeta é o mais estudado para uma possível colonização humana.

Além disso, Marte possui duas Luas – Fobos e Deimos -, o ano marciano dura 687 dias terrestres e o dia, bem parecido com a duração na Terra, possui 24 horas e 35 minutos.

Júpiter

Sistema Solar - Origem, composição, principais astros e características
Aventuras na História

Júpiter, além de ser o maior dos planetas do Sistema Solar, é conhecido como um mini sistema. Isso porque, o planeta possui em sua órbita um total de 75 luas, além de um campo magnético muito potente.

Inclusive, a quantidade de luas presente na órbita de Júpiter é justamente em decorrência da gravidade, onde, quanto mais massivo é o planeta, mais ele puxa outros corpos com massa.

Para se ter uma ideia do tamanho de Júpiter, em comparação com a Terra, o planeta possui 120 vezes o tamanho da superfície terrestre.

Sua formação é composta, principalmente, por gases como hélio e metano. Por fim, a duração do ano em Júpiter é de 11,86 anos terrestres e o dia possui 9 horas e 50 minutos.

Saturno

Sistema Solar - Origem, composição, principais astros e características
Revista Galileu

Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar e que possui mais satélites em sua órbita, ou seja, luas. Ao todo, são 82 satélites orbitando ao redor do gigante do Universo.

Além disso, uma característica marcante do planeta são os anéis que o circundam, formados por gelo e poeira cósmica. Sua superfície é composta, basicamente, por 96% de hidrogênio e 3% de hélio.

O movimento de translação em saturno possui duração de 29,5 anos e o de rotação dura 10 horas e 35 minutos.

Urano

Notícias ao Minuto

Urano é o planeta mais gelado do Sistema Solar, com temperatura média de -220º. A superfície de Urano é extremamente gelada por conta da formação de gelo e dos gases que a compõem, como hélio, metano e hidrogênio.

Em relação aos outros planetas, Urano é o único que possui uma inclinação horizontal, característica que faz com o que o planeta gire de lado na órbita solar. Além disso, Urano possui 27 luas e 13 anéis considerados fracos.

Um ano em Urano corresponde à 84 anos terrestres e, por conta da posição em relação ao Sol, os polos se dividem em 42 anos iluminados e 42 anos na escuridão. Por fim, o dia em Urano tem duração de 17 horas e 14 minutos.

Netuno

Superinteressante

Netuno é o último planeta do sistema solar e foi descoberto recentemente, em relação aos demais planetas, em 1845. Em síntese, possui formação composta por hidrogênio, hélio e metano, com temperatura média de -218ºC.

Em relação à Terra, o planeta possui 17 vezes mais massa e está 30 vezes mais distante do Sol. O núcleo de Netuno é rochoso e o planeta é conhecido pelos fortes ventos que atingem o planeta e que, inclusive, dão o aspecto de rachadas em sua superfície.

O ano terrestre em Netuno tem duração de 164,79 anos e o dia dura, aproximadamente, 17 horas terrestres.

Astros do Sistema Solar

Além dos planetas, o Sistema Solar também é formado por outros corpos celestes, como os asteroides, os cometas e os meteoros e os planetas anões. De acordo com a União Astronômica Internacional (UAI), um planeta anão é aquele que não possui a órbita limpa de outros corpos celestes.

Olhar Digital

Ou seja, possui todas as características para ser um planeta, porém, a órbita não é livre de outros corpos celestes, como no caso de Plutão. Sendo assim, Plutão foi rebaixado a planeta anão, em 2006 pela UAI.

Os demais astros que compõem o Sistema Solar possuem as seguintes características:

  • Asteroides – corpos celeste que possuem, em sua essência, formação metálica e superfície rochosa, conhecidos também como planetas secundários. Possuem movimento próprio,  dimensões que superam 240 km e não apresentam forma definida.
  • Cometas – são astros que apresentam órbitas irregulares e massa pequena, formados por poeira, rocha e bolas de neve. Entre os cometas, o mais conhecido é o Cometa Halley.
  • Meteoros e Meteoritos – os meteoros são conhecidos como estrelas cadentes e podem ser vistos como luzes que riscam o céu durante a noite. Em geral, são formados por grãos de poeira e não possuem forma definida.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são Constelações e quais as características da Luz Azul.

Fontes: Toda Matéria, Só Biologia e Brasil Escola 

Imagens: Visão Sapo, Planetário de Vitória, National Geographic, Revista Galileu, Superinteressante, Jornal de Brasília, Exame, Aventuras na História, Revista Galileu, Notícias ao Minuto, Superinteressante e Olhar Digital 

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.