Ciências

Superfície terrestre, o que é? Composição e camadas da terra

A superfície terrestre é a camada mais externa do planeta Terra. Além da superfície, a terra é dividida em manto e núcleo.

Continue lendo após a publicidade

A superfície terrestre é a parte mais externa da crosta terrestre. Ela é composta pela parte continental, localizada acima do nível do mar e chamada de terras emersas e pela porção oceânica, ou as chamadas terras imersas.

Assim, a superfície terrestre apresenta dois itens principais, como as rochas e os minerais. Por sua vez, estes podem ser encontrados de forma isolada e, também podem ser encontrados minerais que formam as rochas.

Todavia, além da superfície terrestre existem outras camadas na terra com composições e temperaturas diferentes, como é o caso do manto ou do núcleo terrestre. Nesse sentido, essa classificação ajuda o ser humano a compreender melhor o funcionamento do lugar em que vive.

O que é a superfície terrestre?

Primeiramente, conhecida como camada mais exterior da terra, a superfície terrestre é o resultado da junção entre a litosfera, camada sólida, a atmosfera (gasosa) e a hidrosfera, porção líquida da terra. Dessas camadas tem origem a biosfera, local onde se faz presente a vida.

Continue lendo após a publicidade
Superfície terrestre
Guia do estudante.

Todavia, o estudo sobre a composição da superfície terrestre, além dos processos pelos quais ela passou tanto em sua formação quanto em sua transformação são importantes para o ser humano.

Nesse sentido, a partir dessa pesquisa sobre a superfície terrestre é possível que o homem consiga planejar ações no espaço geográfico, vegetal e animal, por exemplo.

A superfície terrestre tem espessura de 5km a 10km na porção oceânica e cerca de 30km a 50km para a crosta continental, o que chega a representar menos de 1% da profundidade total do planeta Terra.

Composição e camadas da terra

Em suma, a superfície terrestre é composta por rochas e minerais. Por sua vez, estes minerais são encontrados de forma isolada e, também, nas rochas. Um exemplo dessa ocorrência é o granito, uma rocha formada por três minerais – quartzo, mica e feldspato.

Continue lendo após a publicidade
terra roxa
Solo fértil, conhecido como terra roxa

Formado pela decomposição das rochas, o solo é determinado pela predominância de um elemento qualquer. A formação dos solos, assim como sua qualidade e tipo são determinados pela rocha encontrada em maior ocorrência.

Nesse sentido, um solo rico em basalto – originário dos vulcões, se torna um solo muito fértil e conhecido como terra roxa.

Camadas da terra

A princípio achava-se que a Terra era composta por rochas maciças por dentro. Entretanto, atualmente sabe-se que o planeta possui uma camada muito fina na superfície e outras composições diferentes, permitindo a divisão em crosta, manto e núcleo.

Juntas, essas camadas correspondem a mais de seis mil quilômetros de distância entre a superfície terrestre e o centro do planeta:

Continue lendo após a publicidade
  • Crosta: primeira camada da Terra, é também a menor e mais fina. Tem profundidade entre 5 km e 70 km e é dividida na camada sial, superficial e composta por silício e alumínio e a camada sima, inferior e composta por silício e magnésio. A crosta pode chegar aos 1000º C em alguns lugares.
  • Manto: localizado abaixo da crosta, é a mais extensa das camadas da Terra, chegando a 2.900km de profundidade e correspondendo a 80% do volume do planeta. É composto por ferro e magnésio e suas rochas pastosas são formadas por magma. Temperaturas médias encontradas no manto chegam aos 2.000º C.
  • Núcleo: camada mais quente, encontra-se logo abaixo do manto. Sua composição predominante é de níquel e ferro. Todavia, dividido em núcleo externo (estado líquido) e interno (estado sólido), suas temperaturas variam entre 3.000 e 5.000ºC. O núcleo está em constante movimentação e os efeitos dela são sentidos na superfície terrestre, com os movimentos das placas tectônicas.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Desastres naturais, o que são? Definição, principais tipos e como prevenir.

Fontes: Brasil Escola, Escola Kids, Mundo Educação

Imagens: Brasil Escola, Estudo prático, Olhares

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments