Principal » Língua Portuguesa » Tipos de linguagem: linguagem verbal, não-verbal e mista

Tipos de linguagem: linguagem verbal, não-verbal e mista

Os tipos de linguagem são usados para que se consiga estabelecer comunicação, a partir de um sistema de signos e símbolos.

Tipos de linguagem: linguagem verbal, não-verbal e mista

Os tipos de linguagem são modos de comunicação que se usam da linguagem, que nada mais é do que um código formado por signos e símbolos, usados para estabelecer a comunicação, a partir de pensamentos, ideias, informações e opiniões.

Nesse sentido, é de suma importância que este código seja algo passível de entendimento por todos os participantes no processo de comunicação, de modo que a partir de palavras, sons, imagens e sinais, se consiga estabelecer a comunicação perfeita.

Todavia, os tipos de linguagem existentes são a linguagem verbal, feita por palavras, a linguagem não-verbal, quando não há a utilização de palavras, além da linguagem mista, também conhecida por ser um sistema híbrido.

Linguagem verbal

Este tipo de linguagem é aquela feita por meio de palavras, sejam elas escritas ou faladas. Todavia, a linguagem verbal é aquela usada quando falamos com alguém, quando lemos um livro, um e-mail ou uma mensagem de texto.

Exemplo de comunicação verbal.

Exemplos de linguagem verbal: nesse sentido, a linguagem verbal pode ser identificada quando estamos assistindo uma palestra ou uma aula.

Tipos de linguagem: não-verbal

Neste tipo, a comunicação acontece sem o uso de palavras. A linguagem não-verbal acontece por meio de signos, que podem ser visuais ou sonoros. Este outro tipo de comunicação faz uso de gestos, sinais, símbolos e outros.

EDIT.org

Exemplos de linguagem não-verbal: este tipo de linguagem está presente no trânsito (placas, símbolos e sinais luminosos), na linguagem corporal e até mesmo em um jogo de futebol (apito usado pelo juiz e cartões amarelo e vermelho, por exemplo).

Linguagem mista

Este tipo de linguagem também é conhecida como híbrida. Nesse sentido, ela se caracteriza pelo uso de elementos verbais e não-verbais que aparecem combinados, facilitando o entendimento e a comunicação entre os participantes.

Cartazes são exemplos de linguagem mista.

Exemplos de linguagem mista: um exemplo de linguagem mista são as histórias em quadrinhos, que combinam desenhos e palavras para a comunicação. Todavia, placas de trânsito também entram nessa categoria.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Figuras de linguagem – Definição, principais tipos e exemplos.

Fontes: Norma Culta, Significados, Toda Matéria, Descomplica

Imagens: Minhas Atividades, Psicologia Unigran Capital, EDIT, Estudo Kids

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.