Geografia

Tipos de relevo: aspectos, formação e características

São quatro os tipos de relevo terrestres. Pela fisionomia eles são classificados em montanhas, planaltos, planícies e em depressões.

Continue lendo após a publicidade

A todo momento, a superfície da terra está em constante alteração. E para identificar essas transformações foram classificados alguns tipos de relevo.

Essas mudanças podem ocorrer devido a causas internas ou externas no solo. Sendo assim, a crosta terrestre vai moldando pouco a pouco. Assim, vão surgindo os desníveis,  as frestas e blocos.

Tipos de relevo

Com as distintas fisionomias, é possível reconhecer os tipos de relevos terrestres por montanhas, planaltos, planícies e depressões.

1- Montanhas

Tipos de Relevo: Aspectos, formação e características
Todo Estudo

As montanhas são os tipos de relevo terrestres mais altos. Além disso, há quatro formas de moldá-las. A primeira delas são as vulcânicas. Que como o nome já indica, são formadas por vulcões.

Continue lendo após a publicidade

Ademais, têm as erosões. Que são moldadas a partir de erosões no solo. Nesses casos, esses tipos de relevo levam milhões de anos para serem criados.

Há também as falhadas. Elas se formam quando existem falhas no solo. Sendo assim, se separam em dois blocos terrestres.

E por último, tem as dobradas, que tomam forma por dobramentos na terra. Isso acontece quando há choque entre placas tectônicas

Vale ressaltar que quando há um grupo de montanhas em uma mesma área são chamadas de cordilheiras. Como a cordilheira dos Andes, na América do Sul, a cordilheira do Himalaia, na Ásia, os Alpes, na Europa, e as Rochosas, na América do Norte.

Continue lendo após a publicidade

2- Planaltos

Voe Azul

Os planaltos são moldados a partir do processo de erosões, sendo um dos tipos de relevo. Para isso, há três tipos. O primeiro são os cristalinos. Sendo assim, compostos por rochas cristalinas.

Em seguida, têm os basálticos. Formadas por atividades vulcânicas. E por último, as sedimentares. São compostos por rochas que se ergueram através de movimentos internos do solo.

Apesar do nome lembrar uma área plana, os planaltos são um dos tipos de relevo que possuem áreas com muitas ondulações. Como morros, serras e chapadas. Portanto, uma das mais conhecidas é a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e a Chapada Diamantina, na Bahia.

3- Planícies

Tipos de Relevo: Aspectos, formação e características
Professor Marciano Dantas

As planícies possuem um aspecto plano, ou seja, sem erosões ou falhas no solo. Ademais, são mais baixas do que as montanhas e os planaltos.

Continue lendo após a publicidade

Sendo assim, a probabilidade de moradia para humanos é maior. Essas regiões têm grandes chances de sofrer inundações. Uma planície fluvial, por exemplo, é a do Rio Amazonas, classificada como um dos tipos de relevo.

4- Depressões terrestres também são um dos tipos de relevo

Brainly

Essas depressões estão localizadas entre montanhas ou planaltos. Além disso, são um dos tipos de relevo com áreas mais baixas. Sendo assim, geralmente são planas ou côncavas.

Há duas formas de formar depressões terrestres. A primeira delas é através dos desgastes ou de erosões ao longo dos anos. Já a segunda, é quando o solo abaixa devido ao choque de placas tectônicas.

Uma das áreas com a maior depressão do mundo é o mar morto, no Oriente Médio. Sendo assim, possui aproximadamente 396 metros abaixo do nível do mar.

Continue lendo após a publicidade

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também: Formas de relevo, quais são? Definição, tipos principais e características

Fontes: Mundo Educação, Brasil Escola, Prepara Enem, Só Geografia

Imagens: Info Escola, Brainly, Professor Marciano Dantas, Voe Azul, Todo Estudo

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments