Turquia, tudo sobre o país que fica na Europa e na Ásia

A Turquia é um país transcontinental, que faz parte tanto do continente europeu, quanto do continente asiático. Saiba como isso é possível!

A Turquia ou República da Turquia é um país transcontinental. Ou seja, o país se divide em dois continentes: a Europa e a Ásia.

A capital da Turquia é a cidade de Ancara e o país tem climas bem variados e relevo montanhoso no interior. No total, mais de 85 milhões de pessoas vivem na Turquia e a cidade mais populosa é Istambul.

Já a economia do país é desenvolvida e tem como centro os setores petroquímico e industrial. Sendo que o país tem  importantes laços comerciais com outros países europeus.

Mudança do nome

A Turquia adotou o nome de Türkiye para línguas estrangeiras desde o dia 2 de junho de 2022. Sendo que Türkiye veio como uma substituição às grafias Turkey, Turkei e Turquie.

Essa mudança do nome faz parte da estratégia do presidente Recep Erdogan, para mudar a percepção internacional do país. De acordo com o presidente, Türkiye expressa melhor a cultura, civilização e valores do povo turco.

Por exemplo, antes a Turquia também era chamada de Turkey. Só que turkey em inglês também quer dizer peru, no caso peru a ave e não o país.

Esse tipo de confusão com o nome do país e a ave, causava desconforto ao povo turco.

Além disso, a palavra turkey, no Dicionário Cambridge, um dos mais utilizados no mundo, é definida como “algo que falha” e “uma pessoa estúpida ou boba”.

Portanto, essa era uma definição que o povo turco não gostava. Dessa forma, a mudança de nome veio para evitar essas confusões.

Geografia da Turquia

A Turquia está situada entre dois continentes: a Europa e a Ásia. Sendo que a capital da Turquia é Ancara. Alguns aspectos relevantes da sua geografia são:

1- Fronteiras

A Turquia faz fronteira com:

  • Bulgária e Grécia, a noroeste

  • Geórgia, a nordeste

  • Armênia e Irã, a leste

  • Iraque, a sudeste

  • Síria, ao sul

2- Climas

Por causa da influência da maritimidade e do relevo do interior do país, os climas na Turquia são bem variados. Sendo assim, nas costas norte e sul, os climas oceânico e mediterrâneo são predominantes.

Logo, o clima é mais ameno do que em outras regiões. Já no sudeste do país, os verões são quentes e secos, ao passo em que os invernos são frios e chuvosos.

3- Relevo

A Turquia é um país montanhoso. Suas feições de relevo se dividem entre os dobramentos de norte e de sul, um maciço central e a Plataforma Árabe, que se estende pelo sudeste, na fronteira com a Síria.

4- Vegetação

A Turquia tem uma vegetação formada sobretudo por estepes que recobrem grandes áreas na região central do país. Além disso, o país conta com florestas temperadas.

5- Hidrografia

Por fim, a hidrografia da Turquia é composta por nascentes dos rios Tigres e Eufrates, dois dos mais importantes rios do Oriente Médio.

O país também conta com outros cursos d’água como, por exemplo, os rios Kura, Kizilirmak e Aras.

Demografia da Turquia

A Turquia tem uma população de 85.043.000 habitantes. Sendo que cerca de 77% da população vive nas áreas urbanas.

A cidade mais populosa da Turquia é Istambul, que tem mais de 15 milhões de habitantes. Já a capital do país é Ancara, que conta com um terço do número de habitantes de Istambul.

A taxa de crescimento da Turquia é de apenas 0,7% que é resultado, sobretudo, do fluxo imigratório intenso, pois a taxa de natalidade ainda é duas vezes maior do que a de mortalidade.

A expectativa de vida na Turquia é de 76 anos e a idade mediana da população é de 32,2 anos.

Economia da Turquia

O Produto Interno Bruto (PIB) é de 844,53 bilhões de dólares, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Tendo em vista o contexto global, a Turquia tem a 17ª maior economia do mundo. Sendo que os principais ramos da economia turca são as atividades de comércio e serviços e a indústria.

Vale destacar que a indústria da Turquia se destaca na produção petroquímica, na fabricação de automóveis e produtos eletrônicos, na mineração e siderurgia, na produção de alimentos e ainda no setor da construção.

Portanto, os principais produtos exportados pelo país são derivados desse setor. Exemplos disso são: automóveis inteiros ou peças, caminhões, petróleo refinado e roupas.

Os destinos principais dessas mercadorias são a Europa (Alemanha, Reino Unido, Itália), Iraque e Estados Unidos.

Infraestrutura da Turquia

O setor de infraestrutura da Turquia é bem desenvolvido, principalmente as redes de transporte. Isso porque, o país tem uma densa malha ferroviária, de 13 mil km, e extensas rodovias, que percorrem cerca de 67 mil km.

Apesar de serem menos numerosas, as hidrovias também são uma alternativa de transporte.

Uma curiosidade é que o principal aeroporto da Turquia não fica na capital. Na verdade, ele fica em Istambul, que é a cidade mais populosa.

Cultura

A Turquia é um país com grande pluralidade cultural. Isso é resultado do encontro das tradições dos povos da região da Anatólia, por onde se estende o território turco, com as tradições europeias ocidentais.

Além disso, a cultura tem traços de outros países do Oriente Médio e Ásia Central, sobretudo aqueles de raízes islâmicas.

Inclusive, cerca de 99,8% dos turcos praticam a religião islâmica. Sendo que a maior parte é adepta da corrente sunita.

A Turquia tem uma ampla tradição em áreas como a literatura, pintura e música.

Dentre as manifestações culturais, se destacam os festivais de dança e música turca, Feira Internacional de Izmir e os feriados religiosos do calendário islâmico.

O esporte mais popular da Turquia é o futebol. Na gastronomia, alguns dos pratos mais tradicionais são: o kebabe, a baklava, a dolma e o lokum. Dentre as bebidas mais consumidas do país esta o chá.

História

Os primeiros povos a ocuparem o território turco chegaram até a região por volta do ano 10 mil a.C., e a maior parte deles integrava povoados nômades.

Além disso, o maior adensamento populacional na região da Anatólia começou por volta do ano 1200 a.C.,  e deixaram uma várias cidades importantes construídas ao longo de todo o território turco.

A Turquia esteve sob os impérios Romano e Bizantino. Sendo que a atual cidade de Istambul teve um importante papel político em ambos.

Atualmente, a principal religião da Turquia é islâmica. Ela foi introduzida na época do Império Seljúcida, que se manteve entre 1037 e 1194 e conquistou áreas entre o extremo oeste da Turquia até a Ásia Central.

A história moderna da Turquia começou em 1923, quando a guerra da independência que começou em 1919, chegou ao fim.

Por fim, um detalhe importante é que a Turquia foi marcada por disputas territoriais que perduram até hoje.

Elas ocorrem no território da ilha de Chipre, no mar Mediterrâneo, e também a leste, onde vive o povo curdo, que reivindica a sua independência e a criação do Estado do Curdistão.

Curiosidades sobre a Turquia

Algumas curiosidades sobre a Turquia são:

  • A Turquia é um país cuja população é, em sua maioria, islâmica. Sendo assim, existem mais de 82 mil mesquitas espalhadas pelo país.
  • A Turquesa é uma coloração de tom azul esverdeado. O nome significa pedra turca. Sendo que essa pedra foi encontrada pela 1ª vez justamente na Turquia.
  • Por fim, o norte da Turquia está sujeitos a fortes terremotos por causa da sua posição sobre a placa tectônica da Anatólia.

LEIA MAIS

Rússia: História, características, economia, cultura e aspectos geográficos

França – História, características, economia e aspectos geográficos

Saiba quais países fazem parte da Europa Ocidental e curiosidades

Reino Unido – História, características, população, geografia e economia

País de Gales – História, características, localização, geografia e economia

Quantos países tem a África? Quais são, quantos são, lista, mapa e capitais

Fontes: Brasil escola, Viagem turismo e Memphis tours.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.