História

Wicca – o que é, como surgiu e o que prega essa religião

A Wicca é uma religião pagã criada na década de 1950 por Gerald Gardner. Entenda as crenças e rituais wiccanos, que evidenciam a natureza.

Continue lendo após a publicidade

A Wicca é uma religião neopagã influenciada por crenças pré-cristãs e práticas da Europa Ocidental. Seus seguidores, conhecidos por wiccanos ou bruxos, defendem a existência de elementos sobrenaturais, tais como magia. Também chamada de “A Arte”, a Wicca prega o amor e a alegria.

A natureza está em evidência na Wicca, sendo esta elemento central no culto e estilo de vida dos wiccanos. Além disso, a religião é considerada xamânica, uma vez que acredita na existência de mundos paralelos ao nosso e, inclusive, no possível contato com povos que pertencem a eles.

Origens

Wicca - o que é, como surgiu e o que prega essa religião
Gerald Gardner foi precursor da Wicca na década de 1950

Embora a Wicca seja baseada em crenças consideravelmente antigas, ela foi fundada pelo antropólogo inglês Gerald Gardner apenas na década de 1950.

Gardner sempre se interessou por antropologia, história, arqueologia e ciências ocultas. Sobretudo, gostava de ler sobre os antigos rituais celtas e pagãos. Logo, o entusiasmo fez com que ele participasse de várias sociedades ocultas, entre elas a tradicional Ordem Rosacruz.

Continue lendo após a publicidade

Como resultado, o inglês atualizou o conhecimento ancestral para o século XX e denominou a prática de Wicca. A palavra vem de wicce, vocábulo para witch (bruxa) e wise (sabedoria). Dessa maneira, Gardner buscou desassociar o aspecto ruim da bruxaria que havia sido propagado pelo cristianismo ao longo da Idade Média.

O que prega a Wicca?

Wicca - o que é, como surgiu e o que prega essa religião

O principal pilar da Wicca é a prática de magia. Porém, ela deve ser utilizada somente para o auxílio e a cura das pessoas, independente da situação. Sendo assim, o principal dogma da religião é “faça o que quiser desde que não prejudique ninguém”.

Por certo, a união e respeito com a natureza são aspectos fundamentais para os praticantes. Outra característica importante é a buscar pela igualdade e harmonia entre homens e mulheres, tidas como fundamentais entre os preceitos da religião. As mulheres são tão ou mais valorizadas que os homens.

Continue lendo após a publicidade

A Wicca também prega o politeísmo, isto é, a pluralidade de deuses e deusas. Mesmo que, atualmente, existam várias vertentes, a maioria delas venera duas divindades centrais: a Deusa, representação da Terra e da Lua, e o Deus Cornífero, símbolo do Sol e dos animais.

Rituais

Os rituais de Wicca seguem fenômenos da natureza, tais como as fases da lua, os solstícios e os equinócios. Em suma, a diversidade desses cultos permitem que eles sejam realizados por praticantes em grupos grandes, pequenos ou sozinhos.

Nas cerimônias, o ambiente precisa estar limpo e purificado com ervas. Antes que a cerimônia tenha início, as pessoas envolvidas devem entender qual será sua função no ritual para que não haja dispersão física e espiritual.

Com o fim do ritual, o círculo é rompido e pouco a pouco os participantes voltam ao presente. Para os wiccanos, convém registrar as experiências sentidas no Livro das Sombras, uma espécie de diário dos praticantes de religião pagãs.

Continue lendo após a publicidade

Simbologia Wicca

Wicca - o que é, como surgiu e o que prega essa religião
O pentáculo é um dos principais símbolos da Wicca

Vários símbolos da Wicca são comuns a outras religiões pagãs. Conheça os principais símbolos e seus significados:

Pentagrama

Estrela de cinco pontas que está presente em várias culturas e religiões. Representa os cinco elementos, o masculino e o feminino, bem como a união dos cosmos.

Lua Tripla

Simboliza as três fases da Deusa: donzela, mãe e anciã. Diretamente relacionadas com as fases da lua crescente, cheia e minguante.

Pentáculo

Trata-se da figura de um pentagrama dentro de um círculo. O objeto é encontrado em altares e utilizado em feitiços.

Continue lendo após a publicidade

Wicca no Brasil

A Wicca existe no país desde a década de 1980, quando grupos trouxeram a crença da Europa e passaram a fazer os rituais no Brasil.

A religião se popularizou ainda mais após 1990, com o maior contato entre wiccanos brasileiros e europeus. Além disso, o lançamento do romance “Brida” (1990), livro de Paulo Coelho que aborda a religião, tornou a prática conhecida e atrativa para os jovens da época.

Hoje, existem associações e até mesmo escolas brasileiras que ensinam os princípios da Wicca.

Leia também sobre O que é Cientologia? Conheça a religião das estrelas de Hollywood.

Continue lendo após a publicidade

Fontes: Toda Matéria, Significados, We Mystic e Hiper Cultura.

Fontes de Imagens: Fatos Desconhecidos, Liverpool EchoO Sortilégio.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments